Pesquisar

segunda-feira, 26 de junho de 2017

Sociedade mineira.



A sociedade mineira surgiu no século XVII com a descoberta das minas , sendo assim milhares de imigrantes chegaram no Brasil , especificamente em Minas Gerais.
Assim, os arraias foram transformando em vilas e cidades. Aqui em Minas Gerais houve uma sociedade onde se existia uma mobilidade social , um escravo poderia se torna alforriado caso achasse uma pepita de ouro.
Desse modo quem estava em Minas Gerais eram pessoas desde as mais pobres até os grandes senhores, sendo que os mais pobres não obtiveram riqueza, assim descriminados pelas autoridades perdendo características e crenças pessoais. Por isso as capelinhas na região do garimpo foram muito comum. Além disso, a miscigenação foi um traço marcante em nossa sociedade mineira.
Enviado por Natielen Maria Silveira Leite - 2°ano Ensino Médio.

Revolução Industrial: a porta que foi aberta para as doenças.



A revolução industrial foi uma mudança tecnológica muito rápida com isso cidades cresceram demais assim não tendo espaços para as pessoas pudessem pensar em serviços sanitários e moradias. O que ocorreu foi proliferações de doenças seria inevitáveis como: tuberculose, tifo, cólera, varíola entre outras como DST'’s (doenças sexualmente transmissíveis).
Dentro das fabricas não era diferente, não havia condições sanitárias, lugares sujos e perigosos. Além disso máquinas não existiam nenhuma proteção, muitas vezes os trabalhadores pediam membros como braços, pernas, dedos.
Não apenas existia doenças contagiosas, como também as doenças causadas pelo processo repetitivo todo o dia, o trabalhador tinha apenas uma função fazendo aquilo todo o dia repetitivamente, originando em doenças mentais como esquizofrenia, depressão e ansiedade.
Enviado por Natielen Maria Silveira Leite - 2°ano Ensino Médio.

Japão e a industrialização tardia.



Durante o século XVII, no Japão ainda o feudalismo ocorria, enquanto na Inglaterra a Revolução Industrial estava a todo vapor.
O Japão tinha suas fronteiras fechadas, comércio interno e isolado. O sistema de governo era o Xogunato governado por um xogum.
Em certa vez os Estados Unidos pediu que o Japão enviasse a ele jovens para que pudessem saber sobre o sistema capitalista ; como era e como funciona. Assim depois de vários processos iniciou-se uma nova era a Era Meiji, as fronteiras foram abertas , assim novas culturas foram inseridas no Japão.
E foi nesse processo intenso e rápido que o Japão se industrializou e ficou rico podendo assim competir igualmente com qualquer outra nação na época.
Enviado por Natielen Maria Silveira Leite - 2°ano Ensino Médio.

O populismo do século XX.



O populismo é um movimento político em que o governante utiliza de vários recursos para obter apoio popular. Ele apresenta características diferentes e em períodos diferentes, mas possui aspectos em comum: líderes carismáticos com grande apoio popular; nacionalismo; intenso uso da propaganda a favor do governante.
No início do século XX, a população latino-americana cresceu muito, com isso houve um grande êxodo rural, o que levou esse problema até as cidades, pois elas não tinham estrutura para abrigar esse número de pessoas.
Essas condições levaram ao surgimento de líderes políticos que prometiam acabar com a desigualdade social e a exploração, os populistas. Líderes como Getúlio Vargas (Brasil) e Juán Domingo Perón (Argentina), ora tinham medida parecidas à tendência estadunidense do New Deal, ora do fascismo italiano.
Na Argentina, Perón venceu as eleições em 1946, ficando no poder até 1955, tendo grande apoio dos trabalhadores. Com ajuda da esposa dele, Eva, fortaleceu o trabalhismo, política a favor dos operários e a classe mais carente. Além disso, desenvolveu o país, implementando ferrovias e o sistema telefônico.
A partir do seu segundo mandato, em 1952, Péron teve problemas, uma forte oposição da Igreja Católica e das Forças Armadas. Com isso, em 1955, foi deposto por um golpe do exército.
Enviado por Pedro Henrique – 3º ano do Ensino Médio.

Guerra do Vietnã.



A Guerra do Vietnã foi o conflito mais longo do século XX, de 1945 a 1976, levando a unificação do território sob o socialismo. Antes de ser um país, o Vietnã, Laos e Camboja formavam a Indochina, dominada pelos franceses.
Por ser muito longo, o conflito é divido em três fases. A primeira foi a luta contra a França de 1945 a 1954. No norte, surgiu um grupo guerrilheiro socialista, o Vietminh. Com o enfraquecimento da França após a Segunda Guerra Mundial, eles emanciparam o norte e o sul continuou capitalista e ligado a França.
Os Estados Unidos com medo do socialismo se espalhar começou a fornecer dinheiro ao sul, mas por causa da corrupção o dinheiro não chegou a população. Com isso surgiu um grupo guerrilheiro socialista no sul, o Vietcong. Com a possibilidade de novos conflitos, a ONU promoveu a Convenção de Genebra em 1954, dividindo o Vietnã do Norte e do Sul.
A segunda fase foi de 1954 a 1973. Mesmo com a divisão, os vietcongs continuaram a atuar. A França anunciou a retirada do Sul. Os EUA tentaram evitar a saída, fornecendo equipamentos bélicos para os franceses. Assim, em 1961, eles enviaram tropas.
Os estadunidenses estavam acostumados a táticas de guerra e passaram a sofrer derrotas para os guerrilheiros. Com isso, passaram a usar armas químicas como o Agente Laranja e o Napalm. O que levou a opinião pública exigir o fim da guerra.
Em 1973, o presidente Richard Nixon reconheceu a derrota e retirou as tropas estadunidenses. A última fase foi a Guerra Civil de 1973 a 1976, conflito entre os vietnamitas, capitalistas, e os vietcongs, socialistas.
Os vietcongs venceram e unificaram o território sob o socialismo.
Enviado por Pedro Henrique – 3º ano do Ensino Médio.