Pesquisar

segunda-feira, 26 de junho de 2017

Revoluções e guerras.



REVOLUÇÃO CHINESA
Em 1912 a monarquia deu lugar a república. O primeiro presidente foi Sun Yat Sen. Fundou o Partido Nacional (Kuomitang) e foi considerado o pai da nação pelo fato de ter atuado no final da dinastia Qing. Seu lema era: desenvolvimento do nacionalismo. Seus objetivos eram a democracia, união do povo chinês para o bem estar social e aproximar o Kuomitang do PCC( Partido Comunista Chinês)
O Kuomitang era contra o imperialismo e esse grupo tinha 3 princípios: nacionalismo, democracia e solidariedade. E com isso queriam evitar a exploração das potências estrangeiras.
Em 1925 Sun Yat Sen faleceu e com isso Chiang Kai Shek sobe ao poder e estabelece uma união com os comunistas que possuíam a estratégia de violência e aniquilação. Em 1928 seu governo foi caracterizado como despótico.
Para a eliminação do PCC Mao Tsé Tung liderou a Longa Marcha, uma caminhada com cerca de 100 mil pessoas por quase 10000 km pelo interior do país, fugindo da perseguição do exército nacionalista.
Em 1936 os japoneses invadiram a região da Manchúria e destruíram toda a população civil. Com isso o Kuomitang e o PCC se juntaram para lutar com o inimigo e foram liderados por Mao Tsé Tung. O conflito terminou em 1945 com a derrota dos japoneses. Armados e treinados , os grupos que haviam se unido iniciaram uma guerra civil.
A luta entre nacionalistas e comunistas terminou em 1949 quando Mao Tsé Tung assumiu o poder e implantou a República Popular da china. Chiang Kai-Shek fugiu para Taiwan onde implantou o governo capitalista.
Para a consolidação da republica medidas foram colocadas em prática: a reforma agrária, organização sindical e o fim dos privilégios da burguesia entre outros.
Com o auxílio da URSS a China desenvolveu sua produção industrial (produção de ferro e aço, extração de carvão e geração e eletricidade). Em 1957 foi lançado o grande salto em frente que visava fazer a China crescer em 2 anos. Mao Tsé Tung conclamou todos para produzir em larga escala para matar a fome, mas o plano fracassou devido ao mau planejamento: as grandes produções não tinham canais de escoamento, faltavam estradas, portos e ferrovias.
Com o fracasso sentiu-se traído e lançou-se sobre a juventude, pois para ele os velhos já eram viciados na vida capitalista e os jovens por serem uma nova geração seria mais fácil o sucesso do socialismo. E 1966 foi iniciada a Revolução Cultural a qual objetivava eliminar traços burgueses. Durou 10 anos e mesmo após seu encerramento permaneceu fechada para o mundo.
Com a morte de Mao Tsé Tung, novas lideranças restabeleceram relações com novas nações e a economia de mercado (oferta e procura determina a economia) foi implantada. Atualmente a China está grandes transformações no cenário econômico mundial.

GUERRA DA COREIA
Os dois países (EUA e URSS), são separados pelos sistemas econômicos que adotaram. Esteve ocupada pelo Japão por mais de três décadas. Em 1945 com as detonações das bombas de Hiroshima e Nagasaki levaram o Japão a rendição e a península continuou ocupada pelos EUA e a URSS.
Com o início das hostilidades, a recém-criada ONU demarcou os territórios referentes a cada um dos ocupantes militares. Ao norte as bases militares soviéticas e ao sul os estadunidenses.
O exército da República Popular da Coreia do Norte invadiu as terras da Coreia do Sul com o objetivo de unificação. Em tempos de Guerra Fria os EUA forneceram ajuda a Coreia do Sul e os soviéticos a Coreia do Norte. Douglas MacArthur designado pelos EUA para a administração do pacífico ameaçou jogar uma bomba na capital norte-coreana e mais uma vez a ONU interferiu e estabeleceu um acordo que reafirmou o paralelo 38° norte como fronteira entre os países.
Vários acordos tentaram reaproximar as duas Coreias, mas falharam. Elas são marcas persistentes da Guerra Fria.
GUERRA DO VIETNÃ
A Guerra do Vietnã teve inicio em 1945 e terminou em 1976 com a união do Vietnã do norte e do sul com a adoção do sistema socialista.
1ª fase: Luta contra a França
Ao norte surgiu um grupo guerrilheiro de esquerda (Vietminh) que receberam apoio da URSS e da China. Aproveitando da situação realizou se a emancipação política da região do norte que proclamou a República Popular. O sul ainda continuava ligado a França.
Os EUA temendo a teoria dos dominós passaram a fornecer dinheiro a população para desenvolverem economicamente a região. Desejavam transformar o sul em uma “vitrine capitalista” para incentivar demais países a se emanciparem.
Por causa da corrupção o dinheiro nunca chegou a população e em decorrência da pobreza surgiu um grupo guerrilheiro os vietcong. A ONU em 1954 estabeleceu um marco divisório entre o sul e o norte.
2ª fase: Intervenção estadunidense
Mesmo com a divisão realizada pela ONU os vietcong continuaram a atuar. A França anunciou sua retirada do sul e os EUA com medo da adesão do socialismo enviou tropas para a região. Como eram acostumados com táticas de guerras utilizaram armas químicas ( agente laranja e bombas de napalm).
A opinião pública não aceitou os EUA a participarem pois, tudo estava sendo transmitido ao vivo e passaram a exigir o fim da guerra. Em 1973 foi reconhecida a derrota e assim houve a retirada das tropas estadunidenses do território vietnamita.
3ªfase: Guerra Civil
Com a retirada de tropas estrangeiras o conflito no sul se tornou uma guerra civil entre vietnamitas(Capitalistas) e vietcong (socialistas).
REVOLUÇÃO CUBANA
 A América latina também esteve envolvida em movimentos que visavam acabar com as ações imperialistas dos Estados Unidos sobre o continente. E um dos grandes exemplos de revoluções contra o imperialismo estadunidense foi a Revolução Cubana.
Queria acabar com as influencias dos Estados Unidos sobre o continente (autorizada pela Emenda Platt). Cuba foi colonizada pelos espanhóis, conseguindo a emancipação política em 1898. Após a emancipação, Cuba passou a sofrer intervenções dos EUA em sua política e economia.
 A Doutrina Monroe afirmava que não existia lugar na América para as ações imperialistas europeias. Com isso Estados Unidos forneceu apoio a Cuba. Fulgêncio Batista governou de 1933 a 1930 e 1952 a 1959. Teve características pela desigualdade social e exploração considerado “fantoche” a serviço dos interesses estadunidenses na ilha, pois, as usinas estavam sobre o controle de investidores estrangeiros. E Diante de toda a situação presente em Cuba surgiram os opositores liderados por Fidel Casto;
O golpe para tomar o Quartel de Moncada não foi bem sucedida e seus líderes foram presos e um grupo do movimento cegou à ilha a bordo do iate Gamma e  foi recebido pela força aérea à disposição de Fulgencio Batista .
O Grupo foi obrigado a se refugiar em Sierra Maestra. No local também foi estabelicos hospitais, escolas de alfabetização e o radio rebelde. Em 1959 Batista fugiu para a Republica Dominicana e Fidel Castro subiu ao poder e anunciou medidas para amenizar a pobreza nacionalizando as empresas estrangeiras, fato que gerou mais oposição dos Estados Unidos ao governo. Em 1961, Fidel se defrontou com uma ação contra revolucionaria patrocinada pela CIA.
 A aliança entre Cuba e União Soviética colocou o mundo novamente a beira de um terceiro confronto mundial. A Prioridade de Fidel Castro era: melhoria na condição de vida, na saúde e acabar com o analfabetismo.
Houve a dissolução da URSS em 1989 o que gerou uma crise econômica em Cuba , pois não recebiam mais apoio. Muitos em Cuba passou a fazer oposição ao governo de Fidel e de seu irmão Raúl Castro que assumiu a presidência em 2008.
Enviado por: Laura Beatriz da Silva Oliveira – 3º ano do Ensino Médio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários