Pesquisar

quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Em um ano, desmatamento na Amazônia cresce 29%, diz Inpe.

Brasil teve mais de 7.000 km² removidos da cobertura da floresta; tal marca de devastação não era atingida desde 2010.
Imagem aérea do Rio Juruá, na Amazônia. (Foto: Bruno Kelly/Reuters)
Em um ano, o desmatamento da Amazônia aumentou 29% , de acordo com a estimativa do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) divulgada nesta quarta-feira (30).
No período de agosto de 2015 a julho deste ano, uma área de 7.989 km² foi removida da cobertura da floresta por corte raso - tamanho cinco vezes maior que o município de São Paulo. A marca de 7.000 km² devastados não era atingida desde 2010. No levantamento anterior, de 2014/2015, tinham sido desmatados 6.207 km².
As informações são do sistema Prodes (Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal) e representam o índice oficial de desmatamento do governo federal desde 1988. Ele avalia os meses que integram o chamado "calendário do desmatamento", relacionado com as chuvas e atividades agrícolas.
O estado do Pará teve 3.025 km² desmatados, o que representa a maior taxa na Amazônia Legal e 41% a mais do que no último ano. O Amazonas é o estado que teve o maior aumento, com uma devastação 54% superior à registrada em 2014 e 2015, seguido pelo Acre, com 57%.

Os únicos estados do Brasil que apresentaram uma queda no desmatamento foram o Amapá, com menos 4%, e o Mato Grasso, com menos 6%.
Para gerar esta estimativa, o Inpe analisou 89 imagens de satélite para tentar cobrir as regiões que tiveram perto de 90% de desmatamento no período anterior, entre agosto de 2014 e julho de 2015, e para cobrir os 50 municípios prioritários para fiscalização federal.
Fonte: http://g1.globo.com/natureza/noticia/em-um-ano-desmatamento-na-amazonia-cresce-29-diz-inpe.ghtml 30/11/2016

Enviado por: Isadora Aparecida Silva de Oliveira, 3 ano do Ensino Médio.

13 comentários:

  1. Para que esses números abaixem, deve haver mais campanhas contra o desmatamento, fiscalização e punição aos crisminosos.

    ResponderExcluir
  2. O governo deveria tomar atitudes mais severas em relação à isso. A floresta Amazônica não pode ser alvo de grandes desmatamentos, o governo deveria dar punições mais severas à esses criminosos e também aumentar a fiscalização.

    ResponderExcluir
  3. Para que ocorra uma melhora o governo deveria ser mais severo nas fiscalizações,acompanhar mais de perto tudo que esta acontecendo em nosso pais, apresentar projetos onde as pessoa possa ter mais consciência do que pode ou não ser feitos nessas matas.

    ResponderExcluir
  4. Leis mais rigorosas devem ser impostas à aqueles que danificam a floresta. Tais atos geram consequências devastadoras a fauna, contribuindo para a extinção de diversas espécies.

    ResponderExcluir
  5. O aumento do desmatamento coloca o país mais distante do cumprimento de um dos compromissos assumidos pelo governo brasileiro no Acordo de Paris.

    ResponderExcluir
  6. Este, é um assunto muito tratado na atualidade, e realmente muito importante, portanto, leis, campanhas, multas, conscientização da população e varias outras iniciativas devem ser tomadas sobre o assunto.

    ResponderExcluir
  7. Triste ver que um local tão rico de fauna e flora corre risco de se extinguir com o passar dos anos. A propagação do capitalismo no mundo não têm levado em consideração o preço que poderá ser pago em uma determinada projeção de anos em relação ao meio ambiente.

    ResponderExcluir
  8. O governo não da atenção devida a Floresta Amazônica, que é sem dúvidas o maior patrimônio que temos no nosso país. Uma pena que números como esse estejam crescendo cada vez mais.

    ResponderExcluir
  9. A grandeza do Brasil sendo desmatada e o governo sem dar atenção ao caso. A fauna e a flora sendo destruídas, isso pode causar extinções de vários animais. O capitalismo subiu na cabeça de certas pessoas que fizeram parte dessa tragedia e nem se quer pensaram na beleza da Amazônia.

    ResponderExcluir
  10. A desmatamento da Floresta Amazônica é um dos principais problemas ambientais do mundo atual, em função de sua grande importância para o meio ambiente.

    ResponderExcluir
  11. Com tantos problemas enfrentados atualmente pelo Brasil o desmatamento não tem estado no foco das pessoas nos últimos tempos, o que fez com que as pessoas aproveitassem a oportunidade e desmatassem cada vez mais.

    ResponderExcluir
  12. O desmatamento não causa somente a morte de espécies animais e vegetais, mas também pode causar alterações nos recursos hídricos(como em sua disponibilidade), no clima e na economia, por exemplo.

    ResponderExcluir
  13. No Brasil, só em 2005 foram 18.793km² de áreas desmatadas, sendo que uma das principais causas é a extração de madeira, na maior parte ilegal.

    ResponderExcluir

Comentários