Pesquisar

quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

A negação da política: os políticos nunca foram tão impopulares?

O que você pensa quando escuta alguém dizendo “não gosto de política”? A política é uma atividade inerentemente humana e está sempre presente em nossas vidas. Ela faz parte da organização social, da administração de um município, estado ou nação. De tudo que é público.
O político é o profissional eleito ou indicado que atua na esfera da organização pública. Em eleições recentes, diversos candidatos sem tradição na política conquistaram popularidade justamente por se apresentarem como não políticos --pessoas que não possuem experiência política e trajetória no governo.
Na cidade de São Paulo, o prefeito eleito João Doria (PSDB) repetiu inúmeras vezes em sua campanha a expressão “não sou político, sou empresário”. Ele apostou na imagem de gestor e administrador de empresas bem sucedidas, algo bem distante dos políticos tradicionais.
A afirmação de que um candidato não é um político é errada. Isso porque toda disputa eleitoral é política e todo cargo político envolve práticas políticas como a negociação, o debate ou votações. É impossível governar apenas baseado em critérios técnicos. Por exemplo, uma proposta do prefeito pode ser votada ou fiscalizada por vereadores.
Embora seja contraditório, o discurso da negação da política tenta agradar e atender às expectativas de um público que tem rejeição a políticos. É uma estratégia de comunicação que pode fazer sentido para eleitores ansiosos por mudanças.
Fonte: http://vestibular.uol.com.br/resumo-das-disciplinas/atualidades/a-negacao-da-politica-os-politicos-nunca-foram-tao-impopulares.htm

Enviado por: Bárbara Cristina Ferreira Almeida – 3° ano do Ensino Médio

8 comentários:

  1. As eleições de João Dória e Kalil mostram que o povo brasileiro está em busca de "novos" administradores, ou empresários que possuem maior noção de gestão do que de política, a mudança que muitos queriam está vindo em forma de novas caras para a política brasileira.

    ResponderExcluir
  2. Nos temos o poder de escolher os políticos, porém vários levam em conta fatores pessoais, isso alimenta a corrupção.

    ResponderExcluir
  3. Nas ultimas eleições os brasileiros escolheram mudar um pouco a trajetória do nosso pais,escolhendo pessoas diferentes para comandar suas cidades,querendo mudanças,algo que muitos não fizeram.

    ResponderExcluir
  4. Isso se deve ao fato, também, à população mais jovem, que voltaram a lutar pelos seus direitos, o que "acordou" parte da população, e levou as pessoas a elegerem novos administradores, com novas propostas e ideias.

    ResponderExcluir
  5. Diante de tantos acontecimentos terríveis no cenário politico brasileiro, muitos têm perdido a esperança na política e disseminado discursos de ódio e repugnação pela internet e outros meios midiáticos, deixando claramente evidenciado o descontamento e a aversão ao assunto.

    ResponderExcluir
  6. O povo esta perdendo a esperança na política, e apostando em novos "políticos" em busca de melhorias

    ResponderExcluir
  7. Devido aos vários escândalos de corrupção as pessoas não acreditam mais na integridade dos políticos o que fez com que candidatos ditos "não políticos" ficassem cada vez mais populares,

    ResponderExcluir
  8. Diante de vários problemas que o Brasil enfrentou,o povo optou em votar em novos candidatos,buscando melhorias.

    ResponderExcluir

Comentários