Pesquisar

sábado, 1 de julho de 2017

As duas Coreias.



A Coreia é uma península localizada na costa leste da Ásia, entre a China e as ilhas do Japão. Até os dias de hoje, abriga dois países que foram separados pelos sistemas econômicos que adotaram.
A Península da Coreia esteve ocupada pelo Japão por mais de três décadas, de 1910 a 1945. Quando, neste último ano ocorreram as detonações das bombas atômicas em Hiroshima e Nagasaki, fato que levou o Japão à rendição, a península permaneceu ocupada pelos Estados Unidos e União Soviética, países aliados que estabeleceram bases militares na região para monitorar as ações japonesas.
Com as rivalidades presentes entre estadunidenses e soviéticos pelo controle da região, a ONU resolveu demarcar os territórios referentes a cada um dos ocupantes militares, o que ficou conhecido como  paralelo 38° norte. As terras ao norte ficariam para as bases militares soviéticas, e os estadunidenses ocupariam o sul. Estas delimitações gerou dois países distintos: a Coreia do Norte e a Coreia do Sul. Em junho de 1950, o exército da República Popular da Coreia do Norte invadiu as terras da Coreia do Sul com a finalidade de demarcar a unificação da península sob seu comando.
No decorrer da Guerra Fria, os Estados Unidos e a União Soviética imediatamente forneceram ajuda militar a suas respectivas bases militares. O general Douglas MacArthur, herói da Segunda Guerra e designado pelo governo estadunidense para administração do Pacífico, ameaçou lançar uma bomba atômica na capital norte-coreana se a invasão territorial não fosse revertida. Em 1953, mais uma vez, a ONU interferiu e intermediou um acordo que reafirmou o paralelo 38° norte como fronteira entre os dois países.
Entre as últimas décadas do século XX e as primeiras do século XXI, vários acordos buscaram aproximar os dois governos e possibilitar a unificação, juntando famílias separadas desde o fim da Segunda Guerra Mundial. Apesar de alguns avanços, as Coreias são uma marca perseverante da Guerra Fria.
Débora Arêdes – 3º ano do Ensino Médio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários