Pesquisar

quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Beatriz - Cruzada: graça divina?

As Cruzadas eram embarcações partidas da Europa Ocidental para Jerusalém, a Terra Santa. Elas eram feitas por pessoas com o objetivo de alcançar uma graça divina ou até mesmo como pagamento de promessa, era considerado uma penitência.
Para a Igreja Católica o movimento significou a possibilidade para expansão da sua fé. Entretanto, a importância maior das Cruzadas está no fato de elas terem ajudado a iniciar um processo que colocaria fim ao isolamento da sociedade feudal. Ao mesmo tempo em que cruzavam o continente e o Mar Mediterrâneo e estabeleciam contatos com outros povos, os europeus fortaleciam as cidades e o comércio.
Assim, as Cruzadas, que no início tinham um lado religioso, com o tempo se mostraram responsáveis pela formação de outra ordem social. Elas também propiciaram a economia baseada na moeda e no mercado e favoreceram o crescimento das cidades.
Mas, um dado importante: as Cruzadas representaram a união de um povo em direção de algo comum, que no caso seria o amor a Deus.
Enviado por: Beatriz Dal Bello – 1º ano Ensino Médio.

2 comentários:

  1. As Cruzadas obtiveram como resultado a incorporação de alguns costumes orientais aos ocidentais, o que demonstra a interação amigável entre povos para demonstrar seu amor a Deus.

    ResponderExcluir
  2. Apesar de não terem alcançado totalmente seu objetivo religioso, as Cruzadas promoveram grandes mudanças em toda a Europa, como a reabertura do Mediterrâneo à navegação e ao comércio europeu. Isso possibilitou a intensificação do comércio entre o Ocidente e o Oriente, interrompida em grande parte pela expansão muçulmana.

    ResponderExcluir

Comentários