As
Cruzadas foram peregrinações ocorridas nos últimos anos do Império Romano do
Ocidente incentivadas pela Igreja Católica, cujo principal objetivo eram pagar
promessas, ser absolvido de pecados e alcance de graças divinas. Jerusalém foi
o berço dessas peregrinações, por ano milhares de fiéis iam até lá.
Os
interesses comerciais e a cobiça por fortuna começou a nascer nos cruzados,
então as peregrinações passaram a ser um misto entre religiosidade e realização
pessoal. Com isso, o Renascimento Comercial e Urbano deu inicio impulsionado
pelas Cruzadas. A vida urbana aos poucos foi ganhando espaço, organizações
sociais, politicas e econômicas, como a cobrança de impostos, começaram a
existir nesses novos centros urbanos chamados de burgos.
Com
o tempo as Cruzadas se mostraram responsáveis pela formação de uma nova vida
social que visava o lucro e a possibilidade de mudança de status, o que deu
impulso para a consolidação do capitalismo.
Enviado por: Izabela
Pereira - 1º ano do Ensino Médio.
Ao meu ver as Cruzadas é o papel mais importante da história da Economia, principalmente o capitalismo. Possivelmente, de as Cruzadas não tivessem ocorrido o capitalismo poderia ser totalmente diferente ou quem sabe nem existir.
ResponderExcluirEntre os efeitos das Cruzadas, temos o avanço na arte da guerra. Aqueles lordes e seus soldados tornavam-se mais eficientes nos combates, desenvolviam armas melhores, e também um senso de união e camaradagem. Afinal, os próprios lordes e até reis lideravam seus exércitos, combatiam no chão, juntos.
ResponderExcluirA importância maior das Cruzadas está no fato de elas terem ajudado a iniciar um processo que colocaria fim ao isolamento da sociedade feudal. Ao mesmo tempo que cruzavam o continente e o mar Mediterrâneo e estabeleciam contatos com outros povos, os europeus fortaleciam as cidades e o comércio. Com isso, subvertiam a ordem do mundo rural, na qual a sociedade medieval estava fundamentada.
ResponderExcluirAssim, as Cruzadas, que de início representaram uma alternativa para a manutenção da sociedade medieval, com o tempo se mostraram responsáveis pela formação de uma outra ordem social.
Outro objetivo era unificar as forças da cristandade ocidental, divididas por guerras internas, e concentrar suas energias contra um inimigo comum, os chamados “infiéis muçulmanos”.
ResponderExcluirAs rotas comerciais permitiram o desenvolvimento das cidades ocidentais e a aproximação dos saberes das civilizações europeia, muçulmana e bizantina. A busca pelo lucro, o racionalismo econômico, o aprimoramento da tecnologia marítima e o racionalismo econômico manifestavam que os antigos ditames feudais não permaneceriam intocados. Do ponto de vista econômico, a antiga feição agrária da Europa .
ResponderExcluirO termo “cruzadas” não era usado no período em que estes eventos históricos aconteceram. As pessoas desta época chamavam estes acontecimentos de “guerra santa” e peregrinação. Do ponto de vista dos muçulmanos, as cruzadas nada mais eram do que invasões, portanto, chamavam estes eventos de “invasões francas”.
ResponderExcluir