Samba de Orly.
(Chico Buarque).
Vai meu irmão
Pega esse avião
Você tem razão
De correr assim
Desse frio
Mas beija
O meu Rio de
Janeiro
Antes que um
aventureiro
Lance mão
Pede perdão
Pela duração (*** Pela
omissão)
Dessa temporada (***
Um tanto forçada)
Mas não diga nada
Que me viu chorando
E pros da pesada
Diz que eu vou
levando
Vê como é que anda
Aquela vida à toa
E se puder me manda
Uma noticia boa.
*** Trechos que
foram substituídos em virtude da censura em época da Ditadura Militar no
Brasil.
Fonte: https://www.letras.mus.br/chico-buarque/75604/
Enviado por: Profº Marcelo Osório Costa.
Numa época em que a liberdade de expressão é cerceada, nada mais criativo que expressar desejos e anseios através da música. A Ditadura Militar que o Brasil viveu, entre os anos de 1964 e 1985, fez com que músicas se tornassem hinos e verdadeiros gritos de liberdade aos cidadãos oprimidos e sem possibilidade de se expressar como desejavam. Através de letras complexas e cheias de metáforas, elas traduziam tudo o que sentiam
ResponderExcluirisso mostra o quanto as pessoas foram corajosas de escrever e cantar em público uma critica muito bem feita ao governo mesmo correndo risco de serem presas (e até mortas) por militares
ExcluirDurante a Ditadura Militar no Brasil a censura foi uma forma de mascarar as atrocidades pelas quais o país passava, era proibido tudo aquilo que pudesse mostrar a verdadeira situação do país.
ResponderExcluirHoje a liberdade de expressão tornou-se liberdade alheia , as pessoas dizem o que devem e o que não devem.
ResponderExcluirAntigamente a música fazia críticas nas entrelinhas por causa da censura. Isso era considerada uma forma de se manisfestar diante da situação enfrentada .
ResponderExcluirAlém da música "Samba de Orly", outras canções foram escritas com base no momento da Ditadura Militar como "Cálice" e "Roda Viva", também de Chico Buarque, que expressavam a forma como as pessoas se sentiam e eram tratadas pelos militares. Muitos artistas foram exilados por falarem o que não devia nessa época.
ResponderExcluirChico Buarque: grande representação de alguém que viveu intensamente a ditadura militar brasileira e não se calou perante os terríveis acontecimentos da época, mesmo com toda repressão e perigo exercidos pelo governo.
ResponderExcluirA ditadura foi uma fase da política brasileira que foi marcada pela omissão de todo o tipo de protesto e por torturas às pessoas que iam contra ao estado. Mas que também tiveram vários cantores que protestavam com suas músicas, Chico Buarque foi uma dessas pessoas que não aceitou a situação em que se encontrava e se expressou em suas músicas tendo como grande exemplo o Samba de Orly
ResponderExcluir