Fordismo é o nome dado ao modelo de produção
automobilística em massa, instituído pelo norte-americano Henry Ford. Esse método consistia em aumentar a produção através do
aumento de eficiência e baixar o preço do produto, resultando no aumento das
vendas que, por sua vez, iria permitir manter baixo o preço do produto.
Os
primeiros automóveis surgiram na segunda metade do século XIX. No entanto, eram
tão lentos na locomoção que se igualavam às carruagens. Foram os motores a
combustão desenvolvidos pelos alemães
Benz e Daimler, na última década do século XIX, que incentivaram o rápido
aperfeiçoamento dos automóveis.
Nesse
contexto, destacam-se dois modelos de fabricação: o artesanal, de Rolls Royce,
e o de construção de grandes séries, de Henry Ford; no modo artesanal,
construíam-se e ajustavam-se as peças em cada carro, que compreendia num
trabalho mais lento, portanto de maior qualidade, mas de alto preço. Já no
Fordismo, a fabricação em série implicou na queda da qualidade dos veículos. Em
contrapartida, o carro ficou mais barato, tornando-o um meio de transporte
acessível às pessoas. Essa cadeia de montagem em massa se intensificou na
segunda década do século XX.
A
popularização do veículo particular estimulou as pesquisas para o aprimoramento
e melhorias de rendimento (aumento de aceleração, velocidade, capacidade de
carga) o que se traduziu no surgimento de novos problemas (freios, perfis mais
aerodinâmicos, necessidade de tornar mais leve o peso. Assim, as montadoras
iniciaram a corrida para oferecer novidades e captar clientes.
Quando
ocorreu a crise de energia nos anos 70, houve um investimento maior das
montadoras em fabricar automóveis de baixo consumo, de modo a atender a
necessidade dos condutores de veículos daquela época. Na década de 80, elas introduziram
o universo da eletrônica no mundo do automóvel.
O
Fordismo é utilizado até hoje na fabricação de automóveis. Foi e continua sendo
o único modelo de produção capaz de atender a demanda exigida pela sociedade
atual. Com a crise econômica de 2008 e 2009 no sistema imobiliário dos EUA e
sua conseqüência no mercado global, inúmeras montadoras sofreram uma enorme
queda nas vendas e tiveram de demitir seus funcionários pela repercussão da
crise também no mercado de automóveis.
http://www.infoescola.com/economia/fordismo/
Alguns pontos positivos do fordismo foram o, acesso maior para os consumidores com produtos mais baratos e de melhor qualidade e os salários mais elevados para os trabalhadores e menor carga horário.
ResponderExcluirAlguns pontos positivos do fordismo foram o, acesso maior para os consumidores com produtos mais baratos e de melhor qualidade e os salários mais elevados para os trabalhadores e menor carga horário.
ResponderExcluirO fordismo foi de grande importancia, temos traços desse processo ate hoje, sem o fordismo talvez não seria possível alcançar o que temos hoje.
ResponderExcluirO fordismo foi um modelo que teve uma grande importância na Primeira Revolução Industrial e influenciou o taylorismo . Hoje temos o toyotismo que é o modelo de produção que é realizado de acordo com a necessidade do consumidor ,sem estoques. E o fordismo foi o contrário , a produção em massa e grande estoque .
ResponderExcluir" Seu carro poderá ter qualquer cor, desde que seja preto" Henry Ford, uma de suas frases que marcaram a forma padronizada de mercadoria determinada fordismo
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