Pesquisar

terça-feira, 30 de agosto de 2016

Vídeo: 1985 - 30 anos de democracia: Diretas já.

Análise do movimento que ficou conhecido como Diretas já. Em 1984, João Figueiredo, último general-presidente, abdicou de indicar o seu sucessor. O fortalecimento do PMDB, a mudança de posicionamento dos liberais e a pressão popular para escolher o presidente da República favoreceram a construção de uma aliança civil vitoriosa que elegeu Tancredo Neves no colégio eleitoral, dando fim a 21 anos de ditadura militar.


Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=d8O5jTahTXo
Enviado por: Profº Marcelo Osório Costa.

3 comentários:

  1. Diretas Já, queria a redemocratização do Brasil e o direito do voto direto para a presidência. Para tanto se utilizou de comícios em grandes cidades, mas não teve um resultado imediato. Isso porque a emenda Dante de Oliveira, que previa as eleições diretas para a presidência, não foi aprovada...

    ResponderExcluir
  2. O movimento Diretas Já foi muito importante, pois levou grande parte da população que já estava insatisfeita com a Ditadura Militar a se manifestar contra a opressão desse sistema. Entretanto, a Proposta de Emenda Constitucional foi rejeitada.

    ResponderExcluir
  3. Diretas Já foi um dos movimentos de maior participação popular, da história do Brasil. Teve início em 1983, no governo de João Batista Figueiredo e propunha eleições diretas para o cargo de Presidente da República. A campanha ganhou o apoio dos partidos PMDB e PDS, e em pouco tempo, a simpatia da população, que foi às ruas para pedir a volta das eleições diretas.

    ResponderExcluir

Comentários