Pesquisar

terça-feira, 30 de agosto de 2016

História da Crise de 1929: contexto histórico.

Durante a Primeira Guerra Mundial, a economia norte-americana estava em pleno desenvolvimento. As indústrias dos EUA produziam e exportavam em grandes quantidades, principalmente, para os países europeus.
Após a guerra o quadro não mudou, pois os países europeus estavam voltados para a reconstrução das indústrias e cidades, necessitando manter suas importações, principalmente dos EUA. A situação começou a mudar no final da década de 1920.
Causas da crise:
Com a diminuição das exportações para a Europa, as indústrias norte-americanas começaram a aumentar os estoques de produtos, pois já não conseguiam mais vender como antes. Grande parte destas empresas possuíam ações na Bolsa de Valores de Nova York e milhões de norte-americanos tinham investimentos nestas ações.
Efeitos da crise:
Em outubro de 1929, percebendo a desvalorizando das ações de muitas empresas, houve uma correria de investidores que pretendiam vender suas ações. O efeito foi devastador, pois as ações se desvalorizaram fortemente em poucos dias. Pessoas muito ricas passaram, da noite para o dia, para a classe pobre.
Efeitos no Brasil:
A crise de 1929 afetou também o Brasil. Os Estados Unidos eram o maior comprador do café brasileiro. Com a crise, a importação deste produto diminuiu muito e os preços do café brasileiro caíram. Para que não houvesse uma desvalorização excessiva, o governo brasileiro comprou e queimou toneladas de café. Desta forma, diminuiu a oferta, conseguindo manter o preço do principal produto brasileiro da época. Por outro lado, este fato trouxe algo positivo para a economia brasileira. Com a crise do café, muitos cafeicultores começaram a investir no setor industrial, alavancando a indústria brasileira.
New Deal: a solução:
A solução para a crise surgiu apenas no ano de 1933. No governo de Franklin Delano Roosevelt, foi colocado em prática o plano conhecido como New Deal. De acordo com o plano econômico, o governo norte-americano passou a controlar os preços e a produção das indústrias e das fazendas.
Fonte:https://pt.wikipedia.org/wiki/Grande_Depress%C3%A3o
Enviado por: Elio Duarte Junior- 3° ano do Ensino Médio 

3 comentários:

  1. Entre todas as consequências que a crise trouxe, podemos citar as elevadas taxas de desemprego, a diminuição da produção industrial de diversos países, assim como as drásticas quedas dos PIB’s, dos preços de ações, entre outros. Praticamente todo o mundo se viu envolto a este momento difícil, que prejudicou as atividades econômicas de dezenas de países.

    ResponderExcluir
  2. É interessante perceber como existe uma relação tão forte de dependência entre tantos países, principalmente se levar em consideração o capitalismo que, por sua vez, promoveu essa relação e ainda alavancou o processo de globalização. Se o Brasil não fosse afetado pela crise devido a redução na compra do café, possivelmente teria um investimento tardio em outros setores e meios de produção, uma vez que a "comodidade" dos cafeicultores não os forçassem a tentar essas mudanças.

    ResponderExcluir
  3. essa crise foi realmente causou um abalo no mundo todo ja que os EUA são potencia mundial a muitas décadas,tanto é que até os dias atuais os estadunidenses se sentem incomodados e constrangidos quando se toca no assunto da crise de 1924.

    ResponderExcluir

Comentários